Alguns equipamentos utilizados para armazenamento e transporte nos setores indústrias precisam, constantemente, de análises para evitar acidentes ou perdas de materiais. Dentre eles estão os tanques de armazenamento, os dutos de transporte de substâncias, vasos de pressão, tubulações de processo, torres, caldeiras, trocadores de calor, entre outros.
Esses equipamentos podem armazenar ou transportar os mais diversos tipos de materiais, podendo até mesmo constar substâncias com altas temperaturas ou consideras perigosas. Dessa maneira, os processos de análise mais utilizados para esses equipamentos são os ensaios não destrutivos ultrassom.
Os ensaios não destrutivos ultrassom são processos de inspeção, que visam analisar se há danos causados nas estruturas internas dos equipamentos industriais que armazenam ou transportam substâncias dos mais diversos tipos. Esses ensaios de inspeção visam analisar se há rachaduras, quebras, vazamentos e perdas de material.
Os ensaios não destrutivos ultrassom são feitos através de um equipamento de pequeno porte, posicionado próximo ao local de análise. Esse equipamento possui transdutores que emitem ondas sonoras de alta frequência, que são transformadas em ondas elétricas interpretadas pelo visor do equipamento.
Devido a esse processo de utilização de ondas sonoras, os ensaios não destrutivos ultrassom permitem a visualização de informações que determinam o local, profundidade, tipo e altura da descontinuidade de material. O ensaio por ultrassom é voltado para inspeção de equipamentos em processo de montagem, ou pode ser utilizado para substituição de outras técnicas que exigem a paralisação da operação dos equipamentos.
TIPOS DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS ULTRASSOM
Há disponível atualmente no mercado 3 (três) tipos de processos de ensaios não destrutivos ultrassom. A primeira técnica é conhecida como convencional, suas vantagens superam técnicas consideradas menos modernas como radiografia e gamagrafia, devido a rapidez e qualidade do laudo, como também a não necessidade de isolamento do local a ser analisado.Outra técnica de ensaios não destrutivos ultrassom é chamada de PhasedArray, seu processo é semelhante ao ensaio por ultrassom convencional, porém é mais rápido eregistra toda a inspeção, o que permite melhor rastreabilidade dos resultados e verificação de problemas.Por último, a técnica de ensaios não destrutivos ultrassom chamada de TOFD, que através de difração consegue detectar o comprimento, altura e profundidades dos danos em juntas soldadas, além de realizar todo o registro da análise. Todos os processos de ensaios não destrutivos ultrassom devem ser feitos por empresas especializadas, como a Utmaax.
A Utmaax é uma empresa especializada em inspeção e ultrassom industrial. A empresa possui certificações nacionais e internacionais que atestam sua credibilidade e eficiência. A Utmaax realiza em equipamentos industriais os processos de inspeção por ultrassom convencional, como as demais técnicas modernas de ultrassom automático.
Para saber mais sobre Ensaios não destrutivos ultrassom
Ligue para (11) 4587-1778 ou clique aqui e entre em contato por email.
O texto acima "Ensaios não Destrutivos Ultrassom" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.